Pular para o conteúdo principal

Em dois anos e meio, a cidade do Rio de Janeiro assistiu ao encarecimento de seu custo de vida, que afeta não só seus moradores, como também os turistas. A cidade subiu 17 posições no ranking das mais caras do mundo para se viver, ficando na 12ª posição entre os mais de 214 municípios pesquisados, de acordo com a consultoria econômica Mercer. 
Ficou mais caro visitar os principais pontos turísticos da capital, principalmente, por causa da proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).
Galeria de fotos: compare os preços
A visita ao bondinho do Pão de Açúcar, na Urca (zona sul), está salgada para o bolso de brasileiros e estrangeiros. Enquanto se gasta R$ 44 para conhecer o morro carioca, os turistas que chegam à Estatua da Liberdade não gastam mais do que R$ 30 (incluindo os custos com a balsa que leva até a ilha).

A inflação entre junho de 2009 e junho de 2011 corroeu pela metade a renda do trabalhador carioca, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). No período, o custo de vida aumentou 11,58%.


Essa alta obrigou os trabalhadores da cidade a gastarem quase 104 horas, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), para conseguir comprar uma
cesta básica – composta de carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café, banana, açúcar, óleo e manteiga. Há um ano, o carioca tinha que trabalhar seis horas a menos para adquirir os mesmos bens.

Outro impacto observado é que, no Rio, o preço das
refeições fora de casa é o maior do Brasil. Segundo a Assert (Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador), de janeiro a dezembro de 2010, as refeições ficaram 30,2% mais caras, quase seis vezes o índice de a inflação da cidade.

Alex Agostini, economista-chefe da corretora Austin Ratings, afirma que a inflação aliada ao fato de o Rio ser uma cidade turística gera uma distorção nos preços.


- A taxa de inflação subiu muito nos últimos anos em virtude da mudança estrutural que a economia vive na área do mercado de trabalho. Ou seja, além de o emprego estar em alta, a renda tem acompanhado e esse é um fenômeno que sanciona aumentos de preço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um governo sem rosto O governo Dilma é mesmo um governo de mulher: todo mês sangra. Submisso, não tem uma identidade própria, uma cara. É um governo que quer preservar a família, o patrimônio, os privilégios. Velho, cansado e viciado, Dilma tenta administrar a casa de um ex-marido, com vários amantes. Por isso, renuncia às próprias certezas, os sonhos, para cumprir a triste tarefa de mãe zelosa, enquanto os filhos fazem estripulias, tendo a certeza da complacência do pai ausente. Em estado de eterna renúncia, Dilma tornou-se uma clandestina, refugiada em um aparelho de Estado. Enquanto isso, os amigos dos filhos fazem a festa, despachando oficialmente dentro dos ministérios, usando a estrutura da casa grande para impressionar os convidados. É um governo de sombras e de sobras, como se viu no mensalão institucionalizado dos restos a pagar. O que o Lula fez com dinheiro transportado em malas e cuecas, Dilma fez com verba oficial, recebendo duas vezes ao que se pagou em a...
"O SAPO" Uma mulher andava na beira de um rio quando viu um sapo preso em uns galhos pedindo socorro. Quando ela chegou perto, ele disse: - Me salva que eu realizo 03 desejos, mas tudo que eu der a você, seu marido ganhará 10 vezes mais. Ela pensou um pouco, mas topou! 1º Desejo Mulher : Quero ser mUUUito, mas mUUUito rica. Sapo : Ok, mas lembre-se que seu marido será 10 vezes mais rico. Mulher: Não tem importância, tudo que é meu é dele, e tudo que é dele é meu .. E ela se tornou muito rica. Ele também. 2º Desejo: Mulher : Quero ser muUUUUito, mas muuuuito bonita. Sapo : Ok, mas a mulherada vai cair em cima do seu marido porque ele vai ser 10 vezes mais bonito que você Mulher : Não tem problema. .. E ela se tornou rica e maravilhooooosa. Ele também. Enfim, o 3º desejo: Mulher : Quero ter um enfartezinho bem pequenininho...  bem de leve... só um susto!... Sapo : (mudo) Nunca subestime a capacidade de uma mulher !!!