Pular para o conteúdo principal

TJ-GO revoga decisão de juiz que anulou casamento gay


Juiz havia ordenado aos tabeliães que não fizessem escrituras públicas das uniões estáveis homoafetivas



 O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) revogou nesta terça-feira, 21 a decisão do juiz Jerônimo Pedro Villas Boas, que anulou o contrato de união estável firmado por Liorcino Mendes e Odílio Torres, em maio.

A decisão é da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), horas após ter requisitado o processo “para examinar as providências a serem tomadas no caso”. A desembargadora também é a corregedora-geral da Justiça.

Já o juiz Jerônimo Pedro Villas Boas, titular da 1ª Vara da Fazenda Municipal e de Registros Públicos de Goiânia, voltou a se recusar a dar entrevistas.


Foi ele quem determinou aos tabeliães e oficiais de registro civil de Goiânia para não procederem à escritura pública das uniões estáveis homoafetivas.

Outro Caso


O Tribunal, no entanto, informou que hoje que o juiz Thiago Bertuol de Oliveira, da 11ª Vara Criminal de Goiânia concedeu o reconhecimento de união estável homoafetiva entre Zelmi Silva Mateus e Túlio Henrique Muniz, que vivem juntos há cerca de 12 anos.

O reconhecimento, segundo o Tribunal, ocorreu no último dia 18, durante Movimento de Justiça Social no bairro Parque Atheneu, distante 15 quilômetros do centro de Goiânia.

De acordo com o juiz, o reconhecimento segue determinação da ADI nº 4277 e ADPF nº 132 do Supremo Tribunal Federal (STF). A mesma que foi questionada pelo juiz Jerônimo Villas Boas.

“Diante da atual concepção de unidade familiar, conforme recente decisão do Supremo Tribunal Federal, a ordem jurídica brasileira não impede que esta seja formada por pessoas do mesmo sexo”, disse o juiz no processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descoberta da aids completa 30 anos

Em junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos registrou os primeiros casos de uma enfermidade considerada à época um mistério. Um ano depois, ela recebe o nome provisório de Doença dos 5 H, em razão de casos registrados em homossexuais, hemofílicos, haitianos, heroinômanos (usuários de heroína injetável) e prostitutas (hookers em inglês). No mesmo ano, autoridades sanitárias detectam a possibilidade de transmissão pelo ato sexual, pelo uso de drogas injetáveis e pela exposição a sangue e derivados. No Brasil, o primeiro caso é diagnosticado em São Paulo. A doença recebe o nome definitivo de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida, em espanhol, ou aids, na sigla em inglês). Em 1984, a equipe do virologista francês Luc Montagnier isola e caracteriza um retrovírus (tipo de vírus mutante que se transforma de acordo com o meio em que vive) como o causador da doença. Especialistas concluem que a aids representa a fase final de uma doença provocada pelo HIV. Três a
O Jeito Carioca de Lidar com Um Problema Associação vai entrar com habeas corpus para bombeiros na terça-feira Justiça foi informada apenas nesta segunda sobre a prisão de militares. Associações fizeram lista de reivindicações para apresentar ao comando. O presidente da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros, Nilo Guerreiro, adiantou, nesta segunda-feira (6), que os advogados das 12 associações de apoio aos militares vão entrar com o pedido de habeas corpus para os 439 bombeiros presos. Segundo Guerreiro, o pedido será impetrado na Justiça Militar na terça-feira (7). A Justiça Militar foi informada oficialmente da prisão em flagrante dos bombeiros apenas na noite desta segunda (6) e vai avaliar ainda o dossiê com a ocorrência e a qualificação dos presos, de acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça. Nesta segunda-feira, as associações de apoio aos bombeiros se reuniram para montar uma pauta de reivindicações que, posteri
"O SAPO" Uma mulher andava na beira de um rio quando viu um sapo preso em uns galhos pedindo socorro. Quando ela chegou perto, ele disse: - Me salva que eu realizo 03 desejos, mas tudo que eu der a você, seu marido ganhará 10 vezes mais. Ela pensou um pouco, mas topou! 1º Desejo Mulher : Quero ser mUUUito, mas mUUUito rica. Sapo : Ok, mas lembre-se que seu marido será 10 vezes mais rico. Mulher: Não tem importância, tudo que é meu é dele, e tudo que é dele é meu .. E ela se tornou muito rica. Ele também. 2º Desejo: Mulher : Quero ser muUUUUito, mas muuuuito bonita. Sapo : Ok, mas a mulherada vai cair em cima do seu marido porque ele vai ser 10 vezes mais bonito que você Mulher : Não tem problema. .. E ela se tornou rica e maravilhooooosa. Ele também. Enfim, o 3º desejo: Mulher : Quero ter um enfartezinho bem pequenininho...  bem de leve... só um susto!... Sapo : (mudo) Nunca subestime a capacidade de uma mulher !!!